quinta-feira, 13 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem



Esta Situação de Aprendizagem é direcionada para alunos do 6º ano.
ORALIDADE
Partindo do título Pausa, do conto de Moacyr Scliar podemos questionar os alunos: o que tal título sugere? O que se espera de um texto com esse título?
Após essa conversa, alguns questionamentos poderiam ser feitos para nortear o raciocínio dos estudantes: o que nos faz fugir da nossa realidade? Os problemas? A rotina? As obrigações?
LEITURA
A leitura será realizada pelo professor para que ele possa instigar os alunos a pensarem sobre o que vai acontecer na sequência dos fatos. Depois desse momento, inicia-se a discussão sobre a história, porém com a orientação do professor.
1-    A que horas o despertador tocou no início da história? E no final?
2-    O texto começa com quais ações de Samuel?
3-    Como parece ser a mulher de Samuel? Com quais partes do texto podemos provar isso?
4-    Há palavras que revelam que a cidade onde vive a personagem Samuel é litorânea. Quais são elas?
5-    Samuel saiu de casa falando para a mulher que ia para o escritório, mas, na realidade, ele foi para outro lugar. Como era esse lugar?
6-    Quem Samuel encontrou nesse lugar?
7-    O que Samuel fez no hotel?
8-    Por que a personagem principal usou outro nome para se identificar?
9-    Quando Samuel sai do hotel, ele está com pressa para chegar em casa?
PRODUÇÃO
Após a discussão sobre o tema e a leitura do texto, o aluno faria a ilustração do lugar onde ele gostaria de ir para “fugir” de algum possível problema.
Para finalizar a sequência, uma produção textual com a tipologia narrar para que o aluno pudesse criar a própria história.

Um comentário: